Employer Branding - O Novo Mercado de Trabalho

  Como se sabe o país tem hoje perto de 23 milhões de desempregados e sub-ocupados. O mercado de trabalho como se tinha no passado, com carteira assinada,  agravado pelo encolhimento de muitas profissões e consequentemente postos de trabalho, no que já se chama o FIM DO EMPREGO, está em em um momento da mais absoluta disrupção.

 
O Fim do Emprego - Diário de um Consultor de Empresas 
Prof. Francisco Madia - Facebook & YouTube

  O problema brasileiro da falta de oportunidades de emprego será sempre afetado pela evolução tecnológica. Vejam as reportagens: Isto É Dinheiro: Os robôs vão roubar o seu emprego e Robôs faz em segundos o que um advogado demorava 360 mil horas.

  Isso parece distante, mas não, já está acontecendo no setor de telemarketing onde trabalhavam mais de 1,5 milhão de pessoas, com a entrada dos ChatBots, como pode ser visto no video abaixo.

 
Oracle's Siri alternative called ChatBot - YouTube
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 O exemplo de sucesso no Brasil é o da assistente Lu do Magazine Luiza que pode ser visto no link a seguir, bastando clicar na imagem dela onde está o convite "Vem me conhecer" : Magazine Luiza / Portal da Lu seu assistente pessoal.
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O Efetivo Preparo dos Acadêmicos

  Os acadêmicos estão sendo realmente preparados, pelas universidades, para o novo mercado de trabalho?  Têm cursos de marketing pessoal? Sabem usar os networkings? Estão orientados a produzir seus TCCs dentro da nova tecnologia, usando estes como facilitadores para seu ingresso no mercado de trabalho, ou estes ficarão empoeirados nas prateleiras das bibliotecas, como acontece hoje? Veja as reportagenes da Revista Exame: Ela transformou seu TCC em um negócio de R$ 24 milhões e http://www.fucapi.br/blog/2015/01/Projeto de TCC vira realidade em empresa incubadora de tecnologia em Manaus.

 Pior, ainda, é a politização que existe hoje dentro da universidade que sempre dificultará a vida dos menos preparados!

Employer Branding

  Como identificamos acima no item miopia de marketing, as universidades não estão preocupadas com o futuro de seus ex-alunos, os antigos clientes, não oferendo, por exemplo cursos de marketing pessoal e o apoio necessário com as informações sobre o mercado de trabalho.

  Isso é incrível, pois é um serviço, complementar, de alta receita de forma permanente. Algumas poucas universidades têm uma área de encaminhamento ao mercado de trabalho, mas de forma muito tímida quando comparado com as técnicas hoje disponíveis. Já existem notícias do Google Hire e muitas start ups que tem propostas inovadoras que precisam ser acompanhadas, como o caso da que faz entrevistas on line: JobConvo.

  Assim, a proposta da Universidades Corporativas em Rede, terá sempre o serviço complementar de oportunidades de trabalho e relacionadas como o empreendedorismo no tempo da Sharing Economy, quando o exercício da função já não é só dentro da empresa, mas também a distância.

 
Employer Branding por Jacqueline Resch 
 Sócia diretora da Resch RH - YouTube

  A estratégia da solução é ter de forma permanente uma feira de empregos presencial e virtual dentro das universidades convencionais ou corporativas, estruturando seu banco de talentos com os filtros necessários, de todas as formas, inclusive para que as empresas acompanhem o desempenho acadêmico dos alunos interessados, desde o seu ingresso na faculdade.

  Aos melhores alunos podem haver n recompensas, desde uma simples estrela até uma bolsa de estudos especial, como por exemplo Adote um Aluno o que com certeza, incentivará os acadêmicos a terem um desempenho melhor, melhorando o ranking da universidade, sem nenhum investimento por parte desta. Veja o link: Conquistando Alunos.

Exemplo no Exterior

  Um exemplo de sucesso no exterior que prepara os alunos para o ingresso no mercado de trabalho é a empresa Universum Global

Universum Global - YouTube

Website da Empresa

  Os websites dos empregadores, por seu lado, devem ser muito mais aprimorados. Os locais de cadastre seu curriculum ou vagas devem ter uma roupagem muito mais cativante do que hoje se faz, caso as empresas desejem, de fato, conquistar talentos.

  Não é o que faz o Google para atrair talentos?

  Além dos exemplos de sucesso dos próprios colaboradores, este local deveria ter um Storytelling da história da empresa e seus principais feitos. Veja o exemplo da General Eletric.


Personal Connection in Corporate Storytelling - Beth Comstock 
 Future of Storytelling 2014 - YouTube

A Procura Individual por Empregos
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  Independentemente do caminho para o mercado de trabalho via a solução Employer Branding, os interessados devem desenvolver estradas alternativas, pois a batalha na procura por uma colocação é cada vez mais intensa fato agravado pela tecnologia. No Google Play encontra-se uma série grande de apps como se pode ver na imagem abaixo:

 

  Como é um mercado de colocações é muito dinâmico o interessado tem ficar permanentemente informado de forma permanente. Essa forma de acompanhar essa dinâmica está nos serviços que as universidades devem ter a disposição de seus alunos, por estes visíveis em seu websites como pode ser visto no Link: Conquistando Alunos.