No vídeo abaixo se entende a necessidade da inovação face a disrupção no ensino superior, em uma explicação feita pelo prof. Clayton Christensen, de Harvard.
O termo disruptura indica um rompimento, forte, ou descontinuidade de um sistema conhecido qualquer. Face a nova tecnologia todos os nichos de mercado sofrerão este impacto, mais cedo ou mais tarde, o que significa morte para os que não conseguirem se adaptar e conquista de novos horizontes aos que, inovando, conseguirem se adaptar aos novos mercados no tempo da Sharing Economy e Fim do Emprego.
Disruptive Innovation Explained - Prof. Clayton Christensen
Harvard Business Review - YouTube
Um exemplo foi o curso em um sistema MOOC, frequentado por 8.000 alunos de 150 países do prof. Hank Lucas. Esse número não é chocante com a realidade do ensino no país? Como as universidades convencionais estão se preparando para essa concorrência?
O termo disruptura indica um rompimento, forte, ou descontinuidade de um sistema conhecido qualquer. Face a nova tecnologia todos os nichos de mercado sofrerão este impacto, mais cedo ou mais tarde, o que significa morte para os que não conseguirem se adaptar e conquista de novos horizontes aos que, inovando, conseguirem se adaptar aos novos mercados no tempo da Sharing Economy e Fim do Emprego.
Um exemplo foi o curso em um sistema MOOC, frequentado por 8.000 alunos de 150 países do prof. Hank Lucas. Esse número não é chocante com a realidade do ensino no país? Como as universidades convencionais estão se preparando para essa concorrência?
Dr. Marcel Saucet Officiel - YouTube
How to Spot Disruptive Innovation Opportunities
Scott Anthony, President, Innosight Disruptive
Harvard Business Review - YouTube
.
The Most Disruptive Marketing Tool Is Right Next To You
DJ Waldow - eCornell - YouTube
A sala de aula do futuro é o smartphone e a que conhecemos hoje foi moldada pela Harvard University há mais de 350 anos! Assista o vídeo de uma palestra feita pelo reitor Kevin Manning.
.
The Future of Higher Education - Prof. Kevin Manning
TEDxBaltimore - YouTube
Scott Anthony, President, Innosight Disruptive
Harvard Business Review - YouTube
.
Abaixo um interessante exemplo de uma das mais importantes ferramentas disruptivas de marketing, bem ao seu alcance.
.A sala de aula do futuro é o smartphone e a que conhecemos hoje foi moldada pela Harvard University há mais de 350 anos! Assista o vídeo de uma palestra feita pelo reitor Kevin Manning.
.
TEDxBaltimore - YouTube
No Brasil já acontece esse movimento. Todos sabemos o forte crescimento dos cursos online. No gráfico abaixo extraído da ABED - Associação Brasileira de Ensino a Distância, observa-se um crescimento de 2.588,5% nos cursos á distância contra um aumento de 66,9% do período de 2003 a 2014.
Um inquestionável movimento de disrupção. Ele vai parar por aí? Claro que não.
A principal diferença entre a universidade convencional e a corporativa, é que a primeira ensina o que seus mestres acham bom para o aluno e na segunda quando a empresa determina o que o aluno deve aprender, ou seja quando o tempo e o foco são prioritários.
Nesse caso, do ensino dirigido e focado no interesse da empresa, sempre se limitará o conhecimento, mas indiscutivelmente seu custo é infinitamente menor.
O problema é que na medida que os cursos online forem se organizando em universidades corporativas, a universidade convencional terá cada vez mais dificuldade em captar alunos, a menos que tenha todo um arsenal de âncoras, como propõe a solução.
Essa é a outra disrupção, a universidade corporativa tomando o espaço da universidade convencional. É preciso fazer referência a diferença do tempo e do investimetno que se leva para estruturar as duas e portanto os retornos inerentes?
Essa é a outra disrupção, a universidade corporativa tomando o espaço da universidade convencional. É preciso fazer referência a diferença do tempo e do investimetno que se leva para estruturar as duas e portanto os retornos inerentes?
Veja que esse custo da universidade corporativa ainda será muito menor na medida em que estas trabalhem em rede, principalmente, aproveitando as vantagens fiscais, como é a estratégia da solução. Veja o link Universidades Corporativas em Rede