Conquistando Alunos

  Toda universidade deve ter sua própria estratégia para conquistar alunos usando todas as ferramentas e canais de comunicação que estes utilizam, como as redes sociais e networkings profissionais, hoje acessados em sua maioria por smartphones usando os apps das últimas gerações, o que significa ter um responsive website. 

  Tal conteúdo é de suma importância estar no website da instituição, com uma página exclusiva para candidatos e novos alunos, com todas as informações necessárias fazendo-se o marketing adequado, desde o atendimento personalizado ao seu canal de TV e revista virtual, serviço customizado que a solução se propõe a fazer, com um concentrador de Apps, abaixo explicado, dentro da proposta financeira apresentada ao final da página, que não representará custo para a universidade.  
No Google Play se encontra uma lista enorme de apps que os alunos devem usar. Confira alguns:

Apps Guias de Carreira & Testes Vocacionais
  
   
 

Simulados


Empregos também apresentado na página Employer Branding desta solução


  App Unificado

  São mais de 500 apps que se atualizam praticamente todos os dias de difícil acompanhamento. Pior, eles não estão subdivididos por região e área profissional o que dificulta muito a procura de informações e, consequentemente, seu abandono.  

  A solução {re}Pensando Universidades com Novas Receitas Extra-Acadêmicas, se propõe a fazer um app centralizando todos eles em uma só plataforma para facilidade dos usuários com as estatísticas de acesso e avaliações. 
  
Marketing de Relacionamento

  Todas universidades devem conhecer as escolas de 2º grau e cursos pré-vestibular da sua comunidade e manter uma forma de relacionamento bastante forte, como por exemplo, além do convite para os alunos visitarem os centros de apoio da faculdade, como os laboratórios, biblioteca,  a loja da grife da universidade, área de esportes, lanchonete ou restaurante onde poderiam fazer um lanche, abrindo algumas aulas para que os alunos as assistam ao vivo quer nas dependências das faculdades, quer on line, com as ferramentas apropriadas. 

Camiseta com a Marca de Universidade

  Por ocasião da visita os  alunos poderiam ser presenteados com um brinde com a marca da universidade, como poderia ser uma camiseta simples que poderia ser duplicada na hipótese de uma nova indicação efetivada.  


  Estes potenciais alunos já poderiam receber a revista virtual do curso com as novidades e, principalmente, exemplos de sucesso e de carreira, o que fortalece o vínculo para que ele se entusiasme passando a fazer uma divulgação gratuita. 

Cursos Gratuitos 

   Como o que mais interessa ao acadêmico além, evidentemente de sua capacitação, é a oportunidade de conquistar um trabalho, tanto durante o curso, como depois de formado e, principalmente, ao longo da vida, ele tendo um forte suporte de encaminhamento ao mercado de trabalho, além de usá-lo, vai divulgar para terceiros o que reforça a divulgação gratuita como mencionado. 
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    Por isso é de fundamental importância se ter conteúdos, adicionais, como forma de conquistar alunos, além da carga das aulas convencionais dentro da regulamentação do MEC, que sem interferir com esta, aprimore ou forneça mais conhecimento como é a proposta dos cursos profissionalizantes de inglês que podem ser ministradas on line ou de forma presencial pelos próprios alunos que tenham proficiência em inglês ou nas matérias de cursos pré-vestibular.
  
Inglês Profissionalizante

  No mercado de hoje é possível até se encontrar bons profissionais que não sabem pronunciar corretamente as palavras básicas em inglês dentro da sua área de atuação. Ou seja ela não consegui assistir uma palestra ou uma aula em inglês, muitas gratuitas, fornecidas pelo MIT, Yale, Berkeley, etc, indicando que ele tem um deficit forte em relação aos demais candidatos.

    Mercado de Trabalho

  
 
  Para tanto há que se ter cursos de Marketing Pessoal e Como Conquistar um Emprego, gratuitos, tanto para alunos como para interessados de uma maneira geral e outras formas de atração de candidatos, como são os abaixo.

  Estes cursos deveriam estar nos websites das universidades interessadas, sempre com a customização apropriada. 
trazendo as novas receitas para a universidade organizando exposições de Employer Branding com as empresas locais, regionais e nacionais.

  Dentro desta tarefa deveria estar a agência de colocação da universidade atendendo o mercado local, o que trás uma dupla vantagem: Receitas e Novos Alunos.



Study Abroad in Brazil
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  Como a relação US$ / R$ é de R$ 3,00 é muito favorável ao estrangeiro, acontece todo verão a invasão de turistas da Argentina, Uruguay, Chile e, principalmente dos EUA, sempre indicando que o Brasil está em liquidação. Como  os cursos universitários aqui são sensivelmente mais baratos do que nos EUA, sem mencionar o preço das passagens reduzidos dos países latinos, faz sentido se desenvolver um esforço semelhante como é a proposta abaixo. 

  O Japão, com uma linguagem gráfica complexa para os latinos, um projeto semelhante conseguiu atrair mais de 300.000 estudantes em um plano organizado pelo governo. Confira na imagem abaixo:
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  No website abaixo você observa que os EUA, em 2014/2015, enviaram mais de 300.000 estudantes para o exterior e receberam mais de 900.000. 

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  Na verdade muitos países, cidades e universidades tem uma proposta Study Abroad. Confira o link da página Google: Study Abroad.

  A solução se propõe a estruturar o consórcio de universidades para a divulgar os cursos on line a serem desenvolvidos dentro de um padrão MOOC como fez o Consórcio Cederj acima mencionado, incluindo os de idiomas, isto é incluindo com as legendas Português, Espanhol e Inglês cada um com seu dicionário falado.
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   Internacionalização na América Latina   

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  É muito provável que nos demais países da América Latina seja possível se implantar a solução Conglomerado Financeiro no modelo propostos cada universidade participando de uma Cooperativa de Crédito, como acontece nos EUA.

  Ao se explorar essa oportunidade se examinará simultaneamente a implantação de um portal e esforço de markerting Study in Brazil.