Sociedade dos Professores da Universidade & Receitas Financeiras

  Vantagens & Benefícios
.
  Uma vez que as instituições de ensino superior estão em crise financeira, com poucos recursos para novos investimentos, objetivando se criar recursos alternativos a solução propõe a estruturação de uma Sociedade de Professores e Amigos da Universidade, onde se incluem funcionários, ex-alunos, alunos e principalmente amigos, para especificamente obter novas formas de receitas alternativas desenvolvendo, exclusivamente, atividades extra-acadêmicas.
.
.
    Nesta página estão:
  
 1) Exemplo de Vantagem - Empréstimo para Classe   2) asdfasdf
 3) dfasdfasdf    4)
  5) dfasdfasd  6) 
  Por que amigos?  A palavra amigos abrange investidores, fornecedores e patrocinadores que têm interesse no fortalecimento da universidade e ao mesmo tempo terem, por exemplo, oportunidade de patrocinar ou fazer uma doação para uma pesquisa ou projeto experimento em sala de aula como são os exemplos que acontecem nos EUA.
.
1) Exemplo de Vantagem - Empréstimo para Classe

  Veja um exemplo das vantagens de se ter este tipo de busca de recursos na home page abaixo da Michigan Schools & Government Credit Union onde aparece a informação que pode fazer empréstimos sem encargos financeiros, para estes experimentos, ou seja com 0% de taxa de juros!
.
  Veja o vídeo da mesma instituição financeira que, também, cujas doações podem ser lidas nos Termos & Condições como informado no link abaixo:
.
 
Classroom Cash Grant 2016 
Michigan State Schools & Government Credit Union 
(Edge Creative Group Copyright - YouTube)
Terms & Conditions
 
Exemplos Destaque 

1) Sociedades de Professores Universitários dos EUA com suas credit unions
2) Receitas advindas de serviços financeiros
3) Tipos de Serviços Financeiros

  Abaixo selecionamos os exemplos mais significativos para demonstrar como nos EUA as sociedades de professores, de ex-alunos e funcionários, assim como as próprias universidades obtém receitas financeiras a partir dos serviços financeiros, do financiamento a bolsas até o de veículos e casas para seus alunos e comunidades.
  Em uma reportagem da revista Forbes se demonstra como 884 universidades dos EUA obtiveram uma receita de US$ 73,9 milhões como demonstrado abaixo. 
1) Sociedades de Professores Universitários dos EUA com suas credit unions

  Custo do ensino superior nos EUA, mesmo nas universidades públicas, subiu muito nos últimos anos em relação a inflação lá existente, desde 1980, como pode se ver no quado abaixo. 

  
  Independentemente deste aumento enorme de custos todas as universidades, públicas ou não, tem algum tipo de parceria com bancos coop-op e credit unions pertencentes a professores e ex-alunos. 

  Veja alguns destaques abaixo:

  Um das mais antigas é a dos professores da University of  Wisconsin com 85 anos, atualmente com mais de 215 mil associados.   



  Formada em  setembro de 1931 após uma dificuldade de crédito no Estado de Wisconsin onde perto de 85% da população não tinha acesso a crédito, cujas taxas variavam de 200% to 1.000% um pequeno grupo de professores estruturou a sua cooperativa de crédito que tem hoje R$ 2,2 bilhões em empréstimos. Na época de sua formação, logo após a aprovação da legislação estadual, foram criadas outras 563 instituições. Acompanhe sua história aqui.

  Outro exemplo interessante é a Teachers Federal Credit Union fundada em 1952, hoje com perto de 250 mil associados que tem  clínica de consultoria e cursos para negócios com o nome TFCUnivesity Business Clinic.

  


  Outro exemplo interessante é o da formação da cooperativa de crédito formada em 1954 por um e grupo de 40 professores e funcionários que trabalhavam no hospital universitário da University of Virginia.




  Veja o vídeo da Stanford Federal Credit Union, também, estruturada por um grupo de funcionários em 1959. Hoje tem perto de 55.000 associados, servindo aos funcionários de mais de 100 empresas. 

Stanford Federal Credit Union - YouTube (2.012) 

   Finalmente veja o exemplo da University Federal Credit Union, com mais de 200.000 associados, ou seja co-proprietários que estão presentes em mais de 200 universiades. 

.
.
2) Tipos de Serviços Financeiros

  Veja no vídeo abaixo outros serviços financeiros









Conclusão


  É possível no Brasil um grupo de professores de uma universidade formar uma cooperativa de crédito ou uma financeira? 

Sociedade de Próposito Específico - SPE 
Local & Consórcio

  A SPE Local na estratégia da solução será formada pelos professores e investidores que passam a ficar com as ações ordinárias. com direito a voto enquanto a universidade fica com as ações prefernciais, sem direito a voto, esta não necessitando investir.
Exemplo de Consórcio