Cursos Gratuitos & Bolsas de Estudo

Plataforma MOOC Add-In
Cursos Gratuitos & Livros Gratuitos 
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  Abaixo o vídeo resumo sobre a estratégia de uma plataforma MOOC Add-In para as universidades brasileiras, apoiada pelo Conglomerado Financeiro e Cooperativas de Crédito Universitárias a ser estruturado:


1) Cursos Gratuitos

  Com a receita a ser obtida na estruturação do conglomerado financeiro e das cooperativas de crédito para as universidades, a solução alocou dentro de sua remuneração uma parte, na constituição de cada uma, para a formatação do material didático para cursos gratuitos, on line, de interesse direto destas instituições contribuindo de forma enfática para que estas captem mais alunos, assim como estimulem o aprimoramento da capacitação profissional destes e, principalmente, de seus docentes.


  O valor total do investimento nos cursos gratuitos é estimado em R$ 3 milhões alocado dentro do Plano de Marketing na estruturação das Cooperativas de Crédito como prevê as normas do Banco Central.  

  Entre os principais, além da proposta da estruturação de uma plataforma MOOC para as universidades estão: Curso Pré-Vestibular, Inglês Básico e Profissionalizante, de Mestrado e Doutorado para docentes, focados na nova tecnologia em sala de aula, todos gratuitos para os alunos.

  Farão parte desse grupo os cursos que capacitarão os colaboradores da solução, desde mercado de capitais, agentes autônomos, até correspondentes bancários e imobiliários, além dos pertinentes a marketing como Google, Facebook, Redes Sociais, Networking e Exponential Organizations e relacionados.

   Diferentemente dos demais cursos on line e/ou gratuitos haverá um sistema de acompanhamento do aluno, com testes com horários limitados, ou seja ele para comprovar que adquiriu conhecimento e está apto para a próxima aula ele tem que obter uma nota mínima, em n minutos, ou refazer o curso. Todos terão além, do certificado, o apoio no encaminhamento ao mercado de trabalho como proposto nas páginas O Novo Mercado de Trabalho e Conquistando Alunos.

  A plataforma, também, é gratuita para as universidades, tanto no investimento como na manutenção, ficando ao encargo destas, a inserção ao seu website de forma customizada, ou seja com a sua logomarca, visual e interesses. A sua única responsabilidade é listar os e-mails das empresas de recrutamento e potenciais empregadores da sua região de atuação, para que estes sejam convidados a participar do esforço Employer Branding, permanente, equivalente a uma Feira de Talentos, para a própria universidade.

 O Momento da Disruptura no Mercado de Cursos on Line


   Como se sabe existem os MOOCs Massive Open Online Course aos milhares iniciados nas universidades dos EUA, iniciativas no Brasil que deixam muito a desejar, com raras exceções.   

  Bastam 2 ou 3 alunos, voluntários, auxiliando o professor para captar as aulas em vídeo e os editando com a inserção de videosaulas no exterior, como se fosse um reforço, para obterem um conteúdo de excelente qualidade, só restando adicionar os exercícios e testes. Qual é o custo deste investimento para a universidade? Nenhum. Qual o benefício para seus atores, desde a escola até o professor e os alunos? Muitos, pois estes últimos em face deste trabalho não se qualificarão melhor do que seus demais colegas a uma oportunidade de trabalho?  
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  Vejamos um exemplo no caso de finanças quando um curso com 26 videoaulas da famosa Yale University, em inglês, que poderia ser incorporada, como reforço, ao curso de administração financeira do professor X no Brasil.  Ao acessar a imagem, abaixo, clique na logomarca YouTube na parte inferior para assistir as aulas e observe no rodapé o sistema de direitos autorais CC Creative Commons.

Yale University - Finance

  Quem teria a ganhar com tal esforço? O mestre brasileiro, claro, tem que se esforçar mais e ao longo dos anos aprimorar suas aulas com as novidades e cases, pois sempre terá o espelho de outros mestres, eventualmente, mais preparados no exterior, de tal forma que suas videoaulas pudessem ser acessadas via dispositivos móveis, em permanente atualização. Ou ele assim procede ou tende a ficar atrasado em relação a sua área.

  Por sua vez, os alunos voluntários e os demais interessados além de uma melhor capacitação, já teriam noções de inglês profissionalizante.  

   Vejamos outro exemplo de uma vídeo aula do tratamento de uma cárie que teve 1,6 milhões de visualizações da Michigan School of Dentistry.

  Todo esse esforço será recompensando de várias maneiras pois esses cursos podem dependendo da formação dos direitos autorais de todos envolvidos representar novas formas de receita e, no mínimo, divulgação como foi o caso acima de 1,6 milhões de visualizações da aula de tratamento de cárie.

  Por exemplo, nas videoaulas em inglês, será necessário se inserir as legendas apropriadas, pois a tradução automática do YouTube, deixa a desejar. Portanto ao se fazer este esforço de tradução pode se estruturar o respectivo dicionário técnico o qual poderia ser elaborada pelos alunos. Esse conteúdo ainda poderia ter um dicionário falado, com a pronunciação correta, completo como é o exemplo Cambridge Dictionary English Financial Administration.

   Porque isso não é feito no Brasil de uma forma intensa?

  Já existem algumas importantes iniciativas com ofertas de cursos gratuitos como são os casos importantes. Uma das mais interessantes, senão a melhor é o exemplo do Consórcio Cederj com o Curso Superior de Tecnologia em Sistema de Computação disponibilizada, principalmente, para as instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, o qual poderia ser também implantados em outros Estados.

  Coletamos do seu website algumas videoaulas. Observem que durante as aulas, diferentemente, das aulas na Yale University produzidas em 2014, são apresentadas também além imagem dos professores, slides da aula, facilitando o entendimento. Nesse caso falta apenas o teste final da disciplina. Basta clicar na imagem abaixo para acessar esse belo exemplo de proposição de curso on line completo com cerca de 340 aulas.
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  Outra iniciativa é da Veduca que tem cursos gratuitos de várias fontes, uma delas da USP, no caso de cursos de curta duração. Eles apenas na cobram na emissão do certificado o valor de R$ 49,00.
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  Em apenas um website que faz comparações. também via dispositivos móveis, são informados mais de 90.000 cursos de 7.923 universidades em 1.300 cidades e mais de 40 países, incluindo as avaliações. Confira a proposta clicando na imagem abaixo.
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Estratéia implantação plataforma MOOC no Brasil
Proposta da Solução de 10.000 cursos on line
Add-In 

   Se cada uma das 2.350 universidades convencionais do país fizesse 2 ou 3 cursos completos, estruturados em uma rede sob a forma de um consórcio, para não haver duplicidade, poderia se estruturar uma versão brasileira MOOC em português, com mais de 5.000 cursos, disponível para todas, devidamente customizados em seus websites. 

  Estes com legendas em espanhol e inglês aumentariam a divulgação das universidades e o interesse dos estudantes na America Latina, assim como de da língua inglesa, com baixo ou nenhum investimento destas instituições e, até mesmo receitas, pois sempre existirão empresas interessadas em patrociná-los, dentro da estratégia das Universidades Corporativas em Rede.

  O aluno do exterior não pode ser desprezados. O Japão conseguiu atrair mais de 300.000 alunos. Veja mais informação em Conquistando Alunos.   

Centro de Idiomas Profissionalizantes
  
  Um dos pecados, mortais, que se comete no Brasil é a falta no inglês na universidade. Com enorme frequência se encontra profissionais até qualificados com dificuldade de pronunciar palavras simples, que dirá assistir a uma aula ou seminário no exterior, indicando que ele estará defasado, pelo resto da vida, caso não entenda inglês. Um exemplo interessante é o que acontece entre a Coréia do Sul e Coréia do Norte. Nesta última, aonde a maioria das casas não tem energia elétrica, 60 anos de fome e má nutrição fizeram com que os norte-coreanos ficassem 6 cm mais baixos do que seus irmãos sul-coreanos! 

  A educação na Índica é melhor do que no Brasil porque se adotou a língua inglesa há muito tempo face aos seus 400 dialetos.   

  Daí a importância que todas universidades deveriam ter cursos de inglês profissionalizante. Aqui você encontra mais de 1.000 cursos de inglês profissionalizante on line gratuitos, em vídeo aulas, das melhores escolas do mundo. Um dos mais completos é o indiano Free Video Lectures


  Um exemplo importante é a série de Professional English da Cambridge University que focam especificamente áreas como medicina, enfermagem, direito, engenharia, administração de empresas e muitos outros.
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  E aqui, apenas, apresentando uma sugestão do conteúdo possível se ter uma Escola de Inglês Gratuita para dar suporte ao inglês profissionalizante:
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2) Bolsas de Estudo 

  Dentro da receita que a universidade obterá com as novas atividades extra-acadêmicas, das receitas financeiras ao call center, da consultoria supervisionada e cases aos cursos gratuitos patrocinados, do apoio as universidades corporativas ao encaminhamento ao mercado de trabalho, os quais somam 500 serviços a serem prestados para sua comunidade, sugere-se a constituição de um fundo permanente de bolsas de estudo, com 20 % dos recursos líquidos arrecadados, com estratégias diferenciadas, como por exemplo, sem juros, para os alunos destaque.  

  Nas receitas financeiras é importante se destacar a importância do cartão de crédito. O ex-aluno, sendo estimulado sempre o usará, principalmente, quando estiver no apogeu de sua carreira. 

  O cartão de credito da universidade, também, pode ser usado pelo comércio local em uma parceira, sendo usado como private label pelas lojas. Essas empresas devem ter interesse em ter seus nomes associados a uma universidade, pois assim usam um apelo social. Tal expediente, significará outro expressivo aumento de receitas. 



  A bolsa para o aluno destaque representa 2 vantagens: uma melhor classificação da universidade no Enade, e para o aluno que com bom desempenho acadêmico terá melhores oportunidades no mercado de trabalho. 
  
  Um outro tipo de bolsa de estudo para o mesmo aluno destaque pode ser adotado por uma empresa, que o queira contratar depois de um trabalho voluntário efetuar estágio programado, por exemplo começando como aprendiz, passando para estagiário normal e pleno ou senior, antes de ser efetivado, pois como se sabe não há encargos sociais neste caso..
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3) Livros Gratuitos 
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  A Rice University desenvolveu uma plataforma para facilitar o acesso dos estudantes aos livros básicos usados nas universidades, devidamente, licenciados, com baixo custo. No vídeo abaixo é possível se entender a sua proposição:
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What is OpenStax College? YouTube
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  Além de desenvolver uma parceria com essa proposta pretendemos criar um clube do livro em PDF como informado abaixo.

Livros Gratuitos em PDF
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  A solução {re}Pensando Universidades estará estruturando o desenvolvimento de uma biblioteca virtual com livros em PDF, sob a forma de clube fechado, cujo ingresso custará, para os alunos, R$ 10,00 com uma taxa de manutenção de menor valor, disponibilizando todos os livros indicados pelos mestres.  

  A transposição de livros impressos para PDF será feita por alunos supervisionados pelos mestres, os quais, também, poderão fazer resenhas, críticas, comparações e ainda explicações ou apresentação de cases e storytelling em vídeos, assim como produzi-los sob a forma de podcast, complementando os livros, de uma forma inédita.
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 Vídeo - Áudio - Books

  Aproveitando a estratégia da plataforma de Livros Gratuitos em PDF a solução estimulará os acadêmicos a produzirem áudio books e vídeo books, complementares, como é a proposta abaixo, pois assim pode-se ouvir ou assistir a livros, seja de interesse de profissionais ou simples leitores:

 
Ubook - Livros, revistas e podcasts para ouvir quando e onde quiser!
  
  A estratégia do uso de cases, storytelling, podcasts e vídeos, complementares aos livros, feitos por docentes e alunos, são importantes com 2 resultantes. Aumentam o nível de conhecimento destes, que ao reforçarem, e, principalmente, atualizar os conteúdos dos livros se tornam co-autores, valorizando seus curriculum.

  Assim respeita-se a Lei nº 9.610 dos Direitos Autorais e se aproveita a necessidade imperiosa que as editoras e autores têm de vender rapidamente seus estoques, pois estes face ao crescimento das informações hoje possíveis via internet e networkings, podem se tornar obsoletos rapidamente.